Como não cair na armadilha do ciclo da falência!

Qual o dia do mês que sua empresa tem como meta chegar no ponto de equilíbrio? Você controla o ponto de equilíbrio para evitar o ciclo da falência?

Os lideres de empresas precisam ter uma visão de investimento de risco, porém sem impactos irreversíveis.

O que é o capital de giro da sua empresa?

O capital de giro é o volume de recursos necessários para o funcionamento normal da empresa, incluindo a compra de matérias-primas ou mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das despesas.

Estoque funcional

São os materiais (matéria-prima, embalagens, etc.) indispensáveis para fabricação dos produtos ou pelas mercadorias que serão revendidas.

Para dimensionar precisa levar em conta a capacidade de produção, o tamanho do mercado, os prazos de recebimento e o potencial de vendas da empresa.

Caixa mínimo de emergência

É o capital de giro emergencial necessário para movimentar seu negócio. Representa volume de dinheiro que a empresa precisa ter disponível para cobrir os custos até que as contas a receber de clientes entrem no caixa. Corresponde a uma reserva pulmão de caixa.

Para calcular precisa mapear os prazos médios de vendas, recebimento, compras e estocagem. Pois sua empresa financia as vendas aos clientes por meio dos prazos concedidos e é financiada pelos fornecedores por meio dos prazos para pagamento negociados.

É calculado multiplicando a necessidade de capital de giro em dias pelo custo total diário da empresa.

Ponto de equilíbrio

Representa o quanto sua empresa precisa faturar para pagar todos os seus custos em um determinado período

No momento atual do Brasil as empresas precisaram de uma gestão otimizada porque a lucratividade é impactada por  pequenas perdas.